Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

Adiantamento De Salários

por Reorganiza, em 14.09.15

Adiantamento-De-Salarios.jpg

 

Esta semana foi conhecido um estudo, elaborado pela consultora Mercer, relativo às condições salariais dos portugueses. Foi noticiado que as empresas portuguesas estão a deixar de congelar salários e que em alguns casos, como nas chefias intermédias, pode vir a aumentar 1,5% o valor salário.

 

Mas o trabalho realizado pela Mercer também revela uma informação que nos deve levar a refletir sobre a gestão doméstica dos portugueses.

 

Pedidos de Adiantamento de Salários


Diz-nos o estudo que 25% das empresas admite fazer adiantamentos aos trabalhadores (a base do estudo foram 112 mil postos de trabalho em cerca de 300 empresas em Portugal). Percebemos que as relações laborais são de confiança e que os Recursos Humanos são sensíveis às necessidades de curto prazo dos seus trabalhadores, mas podemos ter aqui um sinal de descontrolo financeiro

 

Sinal de Descontrolo Financeiro?


Pedir um adiantamento pode ser um sinal de incapacidade de responder aos imprevistos que a vida traz. Pedir um adiantamento pode ser a “boia de salvação” para situações dramáticas, mas é sempre sinal de falta de liquidez para algum imprevisto. Cada situação é única e não nos compete julgar uma pessoa por precisar de um adiantamento. Apenas devemos prevenir os imprevistos, pois podem acontecer a qualquer um. E isso passa por ter uma conta poupança que sirva como fundo de emergência.

 

Se a poupança for um hábito enraizado nas famílias portuguesas, provavelmente a “boia de salvação” não dependerá da boa vontade de terceiros, mas sim das opções que o próprio foi fazendo ao longo da sua vida. A opção de aumentar as poupanças implica que tenha menos bens e/ou serviços no curto prazo, mas é uma opção pela construção de um ser mais cauteloso. E o ter vale sempre menos que o ser!

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D