Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

Como poupar para a reforma?

por Reorganiza, em 14.07.15

Como poupar para a reforma

 

Temos visto inúmeras notícias sobre a insustentabilidade da Segurança Social. Cada vez é mais claro que o sistema público de pensões não estará cá quando precisarmos dele. Deste modo, é fundamental começar a poupar para a reforma logo que possível. Sendo difícil sobreviver no dia-a-dia em momento de crise, ficam algumas ideias que poderão ajudá-lo a poupar dinheiro.  

 

Por que é preciso poupar para a reforma?

  Não nos iremos deter muito tempo nos motivos pelos quais será preciso poupar para a reforma. No entanto, queremos que saiba que:

  • A população portuguesa está a envelhecer a olhos vistos, o que fará com que existam cada vez mais pessoas reformadas e cada vez menos pessoas a pagar as reformas;
  • A taxa de natalidade em Portugal é das mais baixas do mundo, o que acabará por contribuir ainda mais para o envelhecimento da população;
  • As reformas instituídas no passado estão a pesar significativamente no orçamento de Estado, o que tornará quase impossível ao governo suportar estas despesas;
  • A economia portuguesa não cresce e não será de esperar que cresça significativamente nos próximos anos.

 

Comece a poupar para a reforma hoje mesmo!

  Sim. Talvez diga que é impossível poupar dinheiro. Não sendo impossível, é difícil poupar dinheiro se não fizermos alterações ao nosso estilo de vida e hábitos de consumo. Não defendemos na Reorganiza que deva cortar todas as suas despesas pois acreditamos que deve existir equilíbrio. No entanto, uma correta identificação das suas despesas poderá ser meio caminho andado para cortar custos onde antes achava que não havia espaço para isso.  

 

Pague primeiro a si mesmo

  Uma das grandes formas (e das mais fáceis) de poupar dinheiro todos os meses é poupar logo que recebe o seu salário. No momento em que o seu vencimento é depositado na sua conta deverá ter programada uma transferência automática para uma conta poupança. E não precisa de ser um montante muito elevado. Como a poupança para a reforma é algo que irá acontecer durante vários anos é provável que consiga poupar muito dinheiro mesmo que apenas com entregas mensais reduzidas. Não se esqueça que o fundamental na poupança é a criação de hábitos.  

 

Atenção aos benefícios fiscais

  Os produtos de poupança vocacionados para a reforma (PPR, Fundos de Pensões) são produtos que dispõem de uma fiscalidade mais interessante do que os restantes. Falamos de benefícios fiscais na entrega (ainda existem, contrariamente ao que se pensa) e dos benefícios fiscais no levantamento (taxa de imposto muito mais baixa). Aliás, os benefícios fiscais tornam os produtos vocacionados para a reforma produtos de poupança muito interessantes… conheça as contas poupança para a reforma do seu banco!   Deixámos-lhe algumas ideias para o ajudar a poupar para a reforma. Sendo difícil, não é impossível acumular algum património para servir de complemento à sua pensão do sistema público. O importante é iniciar o seu caminho o quanto antes!

 

Veja o artigo no Blogger, Wordpress ou Tumblr

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D