Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reorganiza

Reorganiza

Contas Poupança – 3 Perigos a Considerar

por Reorganiza, em 20.07.15

Contas-Poupanca.png

 

Quem procura rentabilidade para o seu dinheiro deverá ser muito criterioso nos dias que correm. Com as taxas de juro das contas poupança a cair fortemente (pelo menos as taxas garantidas), surgem sempre inovações financeiras para procurar obter retornos elevados. Apresentamos-lhe 3 perigos a considerar no momento de escolher a sua conta poupança.

 

Conheça o funcionamento da sua conta poupança

Para investir o seu dinheiro apenas deverá fazê-lo com base em produtos cujo comportamento conhece. Se não souber explicar o funcionamento de uma conta poupança em 1-2 minutos então é porque não deve aplicar o seu dinheiro nesse produto. É claro que pode fazê-lo mas o risco de perder dinheiro é muito elevado.

 

Retornos passados não são garantia de retornos futuros

Uma segunda ideia de grande relevo para ganhar dinheiro é ter sempre em conta que os retornos passados não são uma promessa de retorno futuro. Na prática, o seu gestor de conta irá acenar com o retorno passado mas deixando a ressalva de que não é garantia para o futuro (é obrigado a isso). Infelizmente, ao lermos ou ouvirmos que aquele produto deu 10% de retorno no último ano iremos focar esse valor como “garantido”. Será a nossa âncora de avaliação… mesmo se alertados para isso!

 

Cuidado com os produtos associados

Por vezes, alguns bancos irão propor-lhe associar à sua conta poupança um conjunto de produtos como sendo seguros ou fundos de investimento. Já vimos produtos estruturados e fundos associados a depósitos a prazo e outras contas poupança. Na prática, as pessoas que procuram produtos sem risco acabam por subscrever produtos que não têm grande atratividade pois ficam focados em depósitos com taxas de 4%-5% mesmo que estas taxas sejam apenas para uma pequena parte da poupança e válidas apenas por 3-6 meses.

 

Os dias de taxas de juro baixas (ou negativas) estão para ficar durante mais algum tempo. Estes tempos são propícios à “inovação” financeira que existe em grande parte para benefício do seu banco. Tenha estas 3 dicas em atenção se quiser ganhar dinheiro de forma consistente no tempo.  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D