Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

Cuidado com o Risco!

por Reorganiza, em 28.07.15

Poupar-Cuidado-com-o-Risco.png

Os últimos dados apontam para uma queda expressiva das subscrições de certificados de aforro, tendo os portugueses optado pela compra de certificados do tesouro. Em termos práticos, mantemos a aposta em produtos de aforro do Estado (teoricamente sem risco) mas alargamos o prazo das aplicações.

 

Como percebemos, relações de longo prazo acabam por compensar em detrimento das aplicações de curto ou muito curto prazo. Somos beneficiados pela estabilidade.

 

Empurrados Para Arriscar Mais

Acontece que atualmente os portugueses estão a ser chamados a assumir mais risco na sua poupança. Como temos conhecimento, as taxas de juro estão a níveis muito baixos fruto da tentativa das autoridades de promover o investimento e o consumo ao mesmo tempo que procuram desincentivar a poupança.

 

Infelizmente, esta política de taxas de juro acabou por prejudicar aqueles que pouparam em benefício de todos aqueles que optaram por viver lado a lado com a dívida.

 

2 Estratégias para Rentabilizar o Seu Dinheiro

Convém perceber que o maior risco que estamos a assumir pode ter consequências, especialmente num mundo tão volátil como o atual. Neste contexto, sugerimos duas estratégias para rentabilizar o seu dinheiro:

 

  • Em primeiro lugar, procure acabar com as suas dívidas com taxas de juro mais elevadas (acima de 5%-6% de juro anual)
  • Em segundo lugar, sugerimos que tenha uma carteira de investimento diversificada por diversos ativos de modo a diluir o seu risco e procurar uma melhor relação entre o risco e o retorno esperado.

 

Nunca se esqueça que “quem não arrisca não petisca” mas também que “não há almoços grátis” (a não ser no Banco Alimentar).

 

Para poupanças de longo prazo, sugerimos que considere o PPR como uma alternativa interessante, dadas as suas vantagens em termos fiscais.

 

 

Nota – Artigo adaptado da publicação no Jornal DESTAK

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D