Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

O Sobe e Desce da Nossa Vida

por Reorganiza, em 27.07.15

O-sobe-e-desce-da-nossa-vida.png

 A análise do comportamento dos mercados financeiros leva-me a fazer um paralelismo imediato com as nossas vidas e a tirar algumas conclusões. Mercados que atingiram valores máximos muito recentemente estão agora confrontados com algumas incertezas e receios.

 

O caminho para esta valorização foi sinuoso e caracterizado por momentos de altos e de baixos. Por valorização e por alguma correção de preços. Momentos de maior otimismo sucederam momentos de pânico e de venda.

 

Manter o Foco no Essencial

Os mercados espelham as nossas vidas. Procuram racionalizar uma realidade que é muito emocional e irracional (dizem-nos que apenas no curto prazo). Neste contexto, quem se foca no curto prazo sai penalizado e fica mais permeável à incerteza. Quem se foca no essencial, mantem os olhos no futuro e privilegia o que é essencial acaba por sair vencedor.

 

As nossas finanças pessoais têm muito a aprender com estes mercados da emoção e da razão. O foco no curto prazo sem ter em atenção a sustentabilidade financeira das nossas decisões conduzirá a situações de descontrolo e de endividamento desnecessário.

 

Facilmente eliminamos a poupança para consumir e chegamos mesmo a procurar crédito pessoal para gastar mais dinheiro. Pelo contrário, se vivemos focados no essencial e de olhos no futuro, recordando-nos que as nossas decisões de hoje têm impacto no futuro, sairemos vencedores.

 

Definir o Importante e o Dispensável

Se queremos sobreviver aos altos e baixos das nossas vidas devemos definir com clareza o que é importante e o que é dispensável. Aquilo por que vale a pena lutar e sofrer. Manter o foco no que é realmente prioritário é manter os olhos naquilo que tendo um grande valor não tem um preço e não é transacionável.

 

 

Nota – Artigo adaptado da publicação no Jornal DESTAK

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D