Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

O Vale Tudo No Setor Automóvel

por Reorganiza, em 06.10.15

O-Dinheiro-nao-e-tudo.jpg

 

O Dinheiro Não É Tudo

Há muito tempo que a indústria automóvel não era abalada de forma tão significativa com um escândalo como o que assistimos com a Volkswagen. É verdade que não foi só na Volkswagen e também é verdade que não são todos iguais, mas este esquema descoberto (fortuitamente) revela o pior do abuso da força deste tipo de agentes do mercado. Esta fraude evidencia comportamentos humanos que nos devem levar a refletir:

  1. Para ser melhor do que os outros tem de se aldrabar
  2. O bem individual é mais importante que o bem comum.

 

Ganhar Dinheiro Não É Tudo

Por entre muitos argumentos que expliquem o sucedido, a verdade é que esta fraude tinha como objetivo vender mais, fosse a que custo fosse. Repare que estes automóveis entraram no mercado com uma carga fiscal mais reduzidas por (supostamente) cumprirem os níveis mínimos de emissão de gases.

 

Claro que quem não conseguia ter tecnologia que permitisse aos seus motores poluir tão pouco teria maiores encargos e, em alguns casos, não poderiam mesmo entrar no mercado. Por isso, a solução “ótima” para estes senhores era falsear o sistema! Quanto à preocupação com o bem comum também tem muito que se lhe diga. Para quem fez esta fraude, claramente que a sua preocupação era aumentar os seus lucros, mesmo que tal implique prejudicar o planeta e faltar à confiança dos outros.

 

É realmente de lamentar que a procura pela maximização de lucro (visível em todos os investidores de mercado) leve as alguns a pensar que vale tudo. A verdade é que não vale tudo e o mundo caminhará tanto mais para a frente quanto mais depressa percebermos que na procura do bem comum todos ganhamos mais.

 

O Que Nos Diz Tudo Isto Para a Nossa Vida Financeira?

O dinheiro não é tudo na vida. Podemos querer poupar dinheiro para sermos ricos ou para darmos a segurança financeira à nossa família. Ganhar dinheiro é uma forma de podermos garantir que conseguimos realizar alguns dos nossos sonhos mas isso não implica que o dinheiro seja um fim em si mesmo.

 

Falando diretamente das nossas finanças pessoais, deveremos ter sempre em atenção o futuro. Por exemplo, poderá fazer sentido seguir algumas dicas de como poupar dinheiro para podermos constituir um PPR. Ou para acabar mais rapidamente com os nossos créditos.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D