Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reorganiza

Reorganiza

Sair de Casa dos Pais – O Que Saber?

por Reorganiza, em 10.08.15

Sair-de-Casa-dos-Pais-O-Que-Saber.jpg

 

 Se está a pensar sair de casa dos seus pais deverá ter algumas cautelas. Tudo será uma novidade e os custos serão expressivos. Ser independente tem consequências que não apenas positivas. Neste artigo vamos alertar para alguns fatores a ter em conta antes da mudança.

 

O Que Ganha e o Que Gasta?

 

O primeiro passo antes de se decidir por sair de casa passa por saber ao certo qual o seu nível de rendimento, tendo em consideração aquilo que é fixo e o que é variável. Faça contas ao valor fixo e considere o variável como um “acrescento”. Não conte com ele nas suas contas pois poderá não receber esta parcela e isso irá obriga-lo a grandes sacrifícios (ou a ter de pedir dinheiro aos seus pais).

 

Faça Uma Almofada Financeira

 

Antes da mudança deverá ter uma almofada financeira para o que der e vier. Em primeiro lugar, estabeleça uma poupança para os imprevistos de modo a garantir que terá uma segurança financeira. De seguida, deverá acautelar os custos de mudança (mesmo que os reduza com ajuda de amigos, terá sempre custos).

 

Informe-se e Procure Conselho

 

Fale com os seus amigos que já vivem sozinhos e veja quais os custos que tem de considerar. Entre água, luz, gás, alimentação… os custos são sempre a somar e muitas vezes só ganhamos noção quando vivemos sozinhos.

 

Vai Partilhar Casa?

 

A partilha de casa é uma ótima forma de reduzir o custo do arrendamento. Tem as suas particularidades mas é uma ótima forma de poupar dinheiro. Em qualquer dos casos, é importante que faça uma pesquisa exaustiva da sua nova casa e que negoceie o preço do arrendamento.

 

Atenção que é sempre possível renegociar o valor da renda e que nem sempre é necessário um fiador (existem seguros para proteger o senhorio).

 

Já vive sozinho? Deixe aqui os seus comentários e dicas para quem está a iniciar esse processo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D