Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

Será que a conta ordenado vale a pena?

por Reorganiza, em 13.10.15

conta-ordenado.jpg

 

Os bancos incentivam à abertura de uma conta ordenado à generalidade dos seus clientes. Será por acaso? Ou melhor, por que é que isso acontece? Neste artigo iremos alertar para as vantagens e desvantagens da conta ordenado.

 

O que é uma conta ordenado

A conta ordenado não é apenas a conta onde recebemos o nosso vencimento da entidade patronal. Para termos uma conta ordenado teremos de ter uma categorização de salário por parte da nossa entidade patronal, para alertar o banco de que aquela transferência corresponde ao pagamento do seu salário.

 

Quais as vantagens da conta ordenado

A conta ordenado tem um conjunto de vantagens e de características que importa conhecer. A principal característica é a isenção de algumas comissões (como a comissão de manutenção de conta ou a comissão de transferência bancária, isento em alguns bancos). Poderá ainda dar outro tipo de benefícios como sendo descontos no spread do crédito habitação ou do crédito pessoal ou mesmo a redução do custo do prémio de seguro e uma taxa mais atrativa nas suas contas poupança.

 

O que é o descoberto autorizado

Toda a conta ordenado tem a possibilidade de ter associado um descoberto bancário autorizado, sendo que a prática mais comum é a atribuição de um plafond de 1 salário. Este descoberto implica que o cliente não paga comissão de descoberto bancário e dá-lhe a liberdade de utilizar o dinheiro quando e como quiser. A contrapartida passa por liquidar parte ou a totalidade do montante em dívida no momento em que recebe o seu salário. Na prática, funciona como uma conta corrente.

 

Qual o principal risco da conta ordenado

O descoberto autorizado é um crédito de muito curto prazo e poderá ter associadas taxas de juro que se equiparam às taxas de juro dos cartões de crédito. Se associarmos o valor das taxas de juro ao convite ao consumo facilmente percebemos que esta é uma das facilidades bancárias que mais problemas financeiros gera. Aliás, a grande maioria dos clientes que recorrem à Reorganiza têm uma dívida de conta ordenado (e depois é muito difícil mostrar que deve acabar rapidamente com o descoberto e cancelá-lo).

 

O que deve fazer?

Tendo certo as vantagens e o risco da conta ordenado sugerimos que faça uma conta ordenado mas que não aceite que lhe seja atribuído um descoberto bancário autorizado. Se precisar de ter um plafond disponível para emergências poderá, em última análise, solicitar um cartão de crédito. No entanto, sugerimos sempre que procure acumular pelo menos €1.000 para fazer face a imprevistos de muito curto prazo. Assim evita colocar o pé no campo do sobre endividamento e ter de vir precisar de um crédito consolidado!

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D