Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reorganiza

Reorganiza

Vamos Olhar Para O Futuro?

por Reorganiza, em 21.09.15

Vamos-Olhar-Para-O-Futuro.jpg

 

Os últimos dias foram marcados por debates políticos muito focados no passado. Nas responsabilidades pela “chamada da troika” e nas responsabilidades pela crise. Talvez os protagonistas não se apercebam (ou finjam não ter noção) que ninguém quer olhar para trás.

 

O passado é passado e queremos olhar para a frente. Para o futuro. Saber com o que podemos contar para podermos também nós formar expetativas quanto ao futuro financeiro das nossas famílias.

 

Algum Otimismo É Salutar

 

As famílias estão já mais otimistas. O consumo aumentou e tenderá a aumentar com o tempo. Compramos mais carros, mais smartphones, viajamos mais, enchemos os concertos de Verão.

 

É fundamental, contudo, que consigamos manter os pés bem assentes no chão. O otimismo contagia e faz muito bem pela economia e pela nossa motivação. No entanto, se for um otimismo sem fundamento vai resultar em voltarmos aos erros do passado. Por exemplo, vemos na Reorganiza que aumentaram bastante os pedidos de crédito para os mais variados fins. Vemos cada vez mais pedidos de crédito habitação e de crédito consolidado (positivos pois permitem reduzir custos e poupar dinheiro) mas também pedidos de crédito pessoal que se tornam bastante perigosos se feitos com menos critério.

 

Parece-nos que o futuro tem tudo para ser mais brilhante. Mas parece-nos igualmente que sem uma postura de rigor, de exigência e de realismo o brilho voltará a desaparecer. E esse seria um retrocesso demasiado doloroso, especialmente depois de 4 anos de austeridade.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D