Como Poupar Durante as Férias
Chegaram as Férias!
As férias já aí estão. Os portugueses dirigem-se para as praias na esperança de um descanso merecido. Infelizmente, muitos são os que partem para férias com situações financeiras complicadas e por resolver. Outros foram com as suas finanças em ordem. Em breve é o regresso às aulas e a necessidade dos manuais escolares e de limpar as finanças dos excessos do Verão.
Cuidado Com as Despesas
O Verão é uma época propícia a alguns excessos e despesas, por vezes sem grande controlo. Tendemos a pensar que “vamos gastar agora e depois logo se vê”. No entanto, é fundamental manter uma postura de corte de custos e de poupança o que não significa sacrifícios e muito menos que não aproveitamos as férias.
Onde Almoçar e Jantar?
Uma das grandes fontes de desperdício nas férias são as refeições. A necessidade de descanso faz-nos desejar algumas refeições fora de casa… e nas férias e com turistas os restaurantes costumam inflacionar preços.
Escolha alojamento que possibilite cozinhar. Se quer relaxar pode sempre fazer o churrasco nas varandas e nos pátios. O fundamental é fugir dos restaurantes e focar-se em refeições em grupo/família, compradas nos supermercados…
Evite os Cartões de Crédito
Deixe o cartão de crédito em casa. Os cartões de crédito são verdadeiros perigos nas férias pois possibilitam gastar hoje e pagar dentro de uns dias… ou semanas… ou meses. Se quer perder o controlo financeiro utilize o seu cartão de crédito. Mas se quer ter as finanças pessoais controladas deixe o cartão em casa e não o utilize.
Aliás, esta ferramenta deve apenas ser utilizada em situações em que não temos alternativas e tendo sempre um plano de contingência para pagar a dívida a 100% (e assim evitar o pagamento de juros).
Aproveite o Verão e Descanse
É possível aproveitar o Verão sem despesas extra. É possível descansar sem gastar muito dinheiro e até poupar dinheiro para a compra de manuais escolares em Setembro.
O fundamental será fazer o orçamento das férias e não ceder a tentações que aparentam ser inocentes mas que acabam por ser demasiado penalizadoras. E o pior é que voltamos das férias com dívidas e depois precisamos de fazer a compra dos manuais escolares…